domingo, junho 13, 2010

Escrita na paisagem

http://www.escritanapaisagem.net

quarta-feira, junho 02, 2010

Kimura/Leiria Pinto

04 de Junho, 22h30
::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Etsuko Kimura
spoken word
Miguel Leiria Pereira
contrabaixo, electrónica


Radicada em Lisboa depois de ter vivido em Nova Iorque e Paris, a poli-artista japonesa
Etsuko Kimura tem dividido a sua actividade entre a fotografia e a música experimental,
com utilização da voz e da electrónica. O duo que mantém com o contrabaixista Miguel
Leiria Pereira incide sobre as relações possíveis da linguagem com o som - as estórias que
improvisa em Japonês prezam não o sentido das palavras, incompreensível para o público
português, mas a fonética. É recorrendo à improvisação, também, que Leiria Pereira interage
com os sons vocais desta cidadã do mundo, construindo paisagens sonoras de grande efeito
cinematográfico. Para o igualmente membro dos El Fad de José Peixoto, o computador serve
para ampliar as capacidades do contrabaixo, conduzindo-o a situações performativas
que geralmente não lhe estão associadas.


::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Rua Rodrigues de Faria - LX Factory, Lisboa - Entrada: 5€
::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Produção granular Parceria galeria arthobler/livraria lerdevagar
::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Silêncio: nome des festival

http://www.festivalsilencio.com/newsletters/Tit_3press.jpghttp://www.festivalsilencio.com/newsletters/CARTAZ350.jpg> O Festival Silêncio está prestes a invadir vários espaços da cidade. Este festival transdisciplinar pretende dar a conhecer novas criações artísticas e novas tendências urbanas em torno da palavra dita: dos concertos às leituras encenadas, das conferências aos lançamentos de livros e de audiolivros, do poetry slam ao spoken word e aos espectáculos transversais que cruzam música, vídeo e poesia.
De 16 a 26 de Junho, os palcos do Musicbox Lisboa, do Instituto Franco-Português, do Goethe-Institut Portugal, do Teatro Maria Matos e do Cinema Nimas, irão receber inúmeros músicos, actores, jornalistas, realizadores e escritores portugueses e estrangeiros num festival que convida a descobrir talentos emergentes bem como nomes já consagrados de artistas que trabalham em torno da palavra dita. Lisboa, cidade candidata a Capital Mundial do Livro em 2013 e marcada pelo multilinguismo e pelo multiculturalismo, acolhe uma vez mais este evento internacional que divulga em terras lusas a literatura no seu cruzamento com as diferentes artes e se insere na rota dos grandes festivais literários contemporâneos.
Depois do êxito da primeira edição, este ano o festival apresenta um programa ainda mais ambicioso e foram criadas novas rubricas como as Conversas do Silêncio, um encontro singular em palco entre grandes escritores num ambiente intimista e informal que pretende dar a conhecer a obra destes autores e, simultaneamente, ajudar-nos a reflectir sobre os novos movimentos de revitalização da palavra. O Instituto Franco-Português será o anfitrião destas Conversas que constituirão uma ocasião única de ouvir de perto a voz de grandes nomes da literatura mundial como Alberto Manguel, Mathias Enard ou François Vallejo.
À semelhança do ano passado, o palco do Musicbox irá receber inúmeros espectáculos de spoken word com artistas portugueses como João Peste, JP Simões ou Fernando Ribeiro e estrangeiros como Grossraumdichten, Ghostpoet e ainda duas das maiores referências internacionais na área do spoken word: Saul Williams e Ursula Rucker.
Na área do slam, cujo primeiro torneio se realizou em Portugal no âmbito do Festival Silêncio, destaque para os concertos do slammer alemão Sebastian 23, do francês Ami Karim e dos Social Smokers, a primeira banda portuguesa de slam, bem como para o concurso de Poetry Slam, cujo sucesso da primeira edição deixa antever uma grande final em que subirão ao palco 8 slammers que declamarão seus temas em 3 minutos.
Outra novidade do Festival Silêncio 2010 é a mostra de filmes em torno da palavra em parceria com o Zebra, o festival internacional de Poetry Film de Berlim.
Regressam também rubricas como o Jardim dos Sons, aproveitando o belíssimo espaço exterior do Goethe-Institut – pontuado por espreguiçadeiras e auscultadores – que receberá, à semelhança do ano passado, lançamentos de audiolivros acompanhados de leituras encenadas mas também apresentações de peças radiofónicas e espectáculos de poesia sonora.
A comprovar que a vertente didáctica de um evento com estas características não foi esquecida, haverá ainda lugar a workshops e master classes: Saul Williams irá proferir uma imperdível master class na Faculdade de Letras sobre spoken word e a escritora e contadora de histórias francesa Muriel Bloch sobre storytelling.
Por fim, a nova rubrica Silêncio Off ocupa espaços alternativos com iniciativas lúdicas e de divulgação de novos projectos transversais de música, vídeo e poesia. A construção colectiva de um poema agendada para o Largo dos Stephens e um campeonato de scrabble pensado para o Largo de São Paulo são alguns exemplos.
A palavra dita vai de novo invadir Lisboa!