terça-feira, abril 13, 2010

Performance

epipiderme 6
encontros à volta da performance
21 de Abril 2010, 21H30 (todas as 3as quartas-feiras do mês)

Performances:

Susana Chiocca (Portugal)
"dizê-lo seria demasiado fáciil"
Performance. Duração: 5’
http://asala-performances. blogspot.com/

Esta proposta surgirá como uma interferência no próprio formato de apresentação das performances. Susana Chiocca têm organizado ao longos de vários anos, encontros à volta da problemática da performance e da arte contemporânea no espaço A Sala, no Porto.


Franzisca Siegrist Schmid (Suíça/ Espanha)
"Varición de + 1707, nº 1"
Performance. Duração: 30’
http://acciones-performance. blogspot.com/

Francizca Schimid, trabalha nas suas performances com elementos da natureza, gosta de criar jogos que funcionem como interrupções no quotidiano repetido e distante, tenta esta paragem através de jogos poéticos e aparentemente absurdos, a acção pede uma predisposição para se por os sentidos a trabalhar de outra forma. Francizca chama a si a latência do corpo e do espaço.


Mari Ishiwata (Japão)
"Today's Performance"
Performance individual. Duração: 15’
http://ishiwatabiennale. wordpress.com/artworks/ performance/

A performance neste caso nutre-se de uma explosão de cor, a artista cruza meios da pintura e do grafismo à acção, o espectador é convidado a entrar neste movimento de cor que através da acção vai tomando conta do espaço, o corpo da performer parece apenas mais um detalhe desta onda sensorial.


Flávio Rodrigues (Portugal)
“Até ao fim / Until the end”
Performance individual. Duração: 30’
http://flavio-rodrigues. blogspot.com/

Esta proposta tem um forte traço autobiográfico, Flávio Rodrigues materializa de forma obsessiva a desconstrução de um enunciado "a percepção do fim", parece encetar pequenas acções que constroem a acção total, e nestes recomeços acontece o confronto, entre um fim cinematográfico congelado como imagem exterior, e por outro lado a intimidade do artista, um ser despido e frágil.


Noa Reshef (Israel/ Espanha)
“Striptease No. 6-9”
Performance individual. Duração: 30’
http://www.kudmreza.org/rdece/ artistpages/performanci_eng. html

Noa Reshef é performer faz vídeo arte e desenha roupa, nesta peça vai explorar o género striptease, nas suas regras e clichés, na acção vão se misturar o striptease e a construção de uma personagem de super heroína.
A artista explica esta mistura de caracteres na peça pela forma como na cultura popular são usadas estas duas figuras, a Artista Porno e o Super Herói, para ela representam figuras de poder, um poder simbólico, pelas suas capacidades extra-ordinárias. Noa irá experimentar estas figuras de poder, confrontando o publico.


Vídeo de Intervenção Urbana:

Pedro Alba (Espanha)
"Lisboa: a cidade dos sonhos"
Apresentação da intervenção realizada na Cidade de Lisboa e conversa com o artista.
Duração: 30’
http://www.pedroalba.com/ index2.html

A intervenção de Pedro Alba na cidade de Lisboa, visa criar uma espécie de maquina de questionar, o objecto de estudo da acção trata-se do próprio relacionamento que cada um têm com o espaço que o envolve, a Cidade. Parece perguntar como interagimos com a ela, como somos capazes de notar o que muda neste ambiente, qual é a velocidade com se apreende o que nos rodeia; será que esta adequação do corpo à cidade funciona como um sistema equilibrado?
A intervenção será feita num espaço público de Lisboa através de uma instalação que dará lugar a uma acção colectiva, onde se pedirá a intervenção dos transeuntes.



--
epipiderme
encontros à volta da performance
Coordenação artística e técnica:
Nuno Oliveira, Fabrice Ziegler, Margarida Chambel e Carlos Farinha
Sede epipiderme:
Rua da Palma 219, 5º ESQ 1100-391 Lisboa Portugal
epipiderme@gmail.com | http://epipiderme.blogspot.com | +351 913 413 283

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial