quarta-feira, outubro 14, 2009

Encontros



"Encontros à volta da performance


"Hoje, a Arte da performance reflecte a velocidade inerente à indústria das comunicações, mas é também um antídoto indispensável para o efeito de alienação provocada pela tecnologia. É a própria presença do artista performativo em tempo real," a suspensão do tempo" pelos performers ao vivo, que confere a este meio de expressão uma posição central. De facto, essa "vivacidade" explica também o interesse do público que acompanha a arte contemporânea nos novos museus, onde o envolvimento com artistas em carne e osso é tão desejável quanto a contemplação das obras de Arte."
"A Arte da Performance do futurismo ao presente" por Roselee Goldberg
edições Orfeu Negro _pag. 281

A Fabrica de Braço de Prata iniciará a partir de Novembro, todas as 3 quartas-feiras do mês um programa regular focado na performance enquanto enquadramento e questionamento artístico, visando incentivar a prática e fruição desta expressão em tempo real.

O Homem vive e convive com a sua consciência através do corpo, através do encontro com o corpo; o corpo é uma espécie de primeira ferramenta comum.

A performance usa-se também de diferentes estratégias para dar forma e ir ao encontro do outro, o outro se pensado como o espectador, é entendido nas práticas de performance muitas vezes como parte activa da totalidade do acontecimento apresentado.

Na performance varias disciplinas podem cruzar-se, é a experiência, vivida, o processo ao vivo, que parece adquirir grande importância, o corpo é o elo para um lugar de questionamento, onde a fisiologia é o derradeiro limite.

Lugar de encontro, a fabrica de Braço de Prata, dará a possibilidade de dar visibilidade à pratica da performance e à sua fruição por parte de um publico variado.

Terá essencialmente 3 linhas orientadoras:

-Vocacionados para praticantes experimentados nacionais e internacionais que procuram um espaço fora do establishment.

-Dar possibilidade a iniciantes de ter um publico e interlocutores que o possam ajudar.

-Fomentar a prática da performance, a documentação e a construção teórica de maneira a tornar acessível este tipo de expressão. "

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial