terça-feira, maio 05, 2009

Kenneth Anger


CICLO KENNETH ANGER

De 4 de Maio até 1 de Agosto de 2009, a ZDB apresenta um evento alargado dedicado ao realizador norte-americano - Kenneth Anger.
Este evento reunirá, excepcionalmente, um conjunto de artistas e ensaístas nacionais e internacionais, em torno da sua obra. Sob formatos diversificados, inclui a apresentação retrospectiva da obra do cineasta, a realização de uma exposição de artes visuais

Lançada pela ZDB, esta iniciativa, à qual se associam como parceiros a Fundação de Serralves e a Cinemateca Portuguesa, tomará, como condição inicial, que este seja um acontecimento catalisador de periferias de sentido, garantindo um lugar de excepção a este autor.

Durante a semana de 4 a 9 de Maio - período inaugural e momento de maior concentração do evento - as actividades terão lugar entre Lisboa e Porto, dividindo-se entre a ZDB, a Cinemateca Portuguesa e a Fundação de Serralves.

A programação e curadoria deste evento interdisciplinar foram comissariadas por Natxo Checa, assistido por Miguel Ferrão; Sérgio Hydalgo e Marta Furtado. Com assistência na consultoria de Benjamin Bréjon, Marco Pasi, Hugo Canoilas e António Rodrigues.

PROGRAMA DE CINEMA

Uma retrospectiva filmográfica exaustiva será exibida na Cinemateca Portuguesa e, numa sessão compacta na Fundação de Serralves (5 de Maio). As sessões contarão com uma conferência de Marco Pasi e a presença de Kenneth Anger.

Quinta Dia 7 de Maio, às 21h30, na Cinemateca Portuguesa, Sala Dr. Félix Ribeiro:

Puce Moment (1949, 6 min, 35 mm, cor, som)

Rabbit's Moon (1950, 16 min, 35 mm, p/b - colorido, som)

Eaux d'Artifice (1953, 12 min, 35 mm, p/b, cor)

Scorpio Rising (1964, 28 min, 35 mm, cor, som)

Kustom Kar Kommandos (1965, 3 min, 35 mm, cor, som)