quinta-feira, setembro 04, 2008

Radialx


WORKSHOPS
Data limite de inscrição : Setembro 15, 2008
http://radialx.radiozero.pt/
contacto para inscrições: radialx (a) radiozero,pt
WORKSHOP 1
Pit Schultz : SOFTWARE DE CÓDIGO ABERTO PARA COMUNIDADES RÁDIO INDEPENDENTES
TER 23.09 15:00 Instituto Superior Técnico (duração 2 h)
Pit Schultz esteve envolvido em Berlim na criação de nós de emissão rádio locais utilizando routers WiFi com Linux e transmissores FM USB. Esta workshop destina-se à demonstração da construção, configuração e utilização deste binómio hardware/software para a criação de mini rádios locais.
(Entrada livre, Limite: 20 pessoas)
WORKSHOP 2
Tetsuo Kogawa: CONSTRUA UM TRANSMISSOR MICRO FM
QUA 24 15:00 Instituto Superior Técnico (duração 2h)
Aprenda, com o lendário precursor do Micro FM Tetsuo Kogawa a construir um emissor rádio de baixa potência e comece explorar o mundo da transmissão radioeléctrica. Não é necessário qualquer conhecimento técnico prévio. É apenas é requerido que traga um rádio FM para poder sintonizar a sua própria estação.
(Preço: 10 euros. Limite: 10 pessoas - pré-inscrição obrigatória)
WORKSHOP 3
Patrick McGinley: FIELD-RECORDINGS: A RESSONÂNCIA DOS LUGARES
QUI 25 – SAB 27 14:00 Instituto Superior Técnico (duração 3 dias)
Este workshop foca-se na exploração sonora do que nos rodeia mais proximamente em localizações específicas. Incentivando a participação colaborativa, procura-se encontrar o potencial sonoro de situações e materiais quotidianos e trabalhando simultaneamente na micro e na macro actividade. Serão explorados conceitos de "escuta profunda", documentário e as possibilidades de abstracção, bem como paralelismos com a fotografia - no que se designa como fonografia. Os participantes devem trazer gravadores e microfones.
(Preço: 20 euros. Limite: 10 pessoas - pré-inscrição obrigatória)
http://radialx.radiozero.pt/
PROPOSTA DE PROGRAMAS
Lembramos também que ainda é possível participar na emissão especial da Rádio Zero a decorrer durante o festival. Aceitamos propostas de programas e intervenções: diferentes géneros narrativos, experimentais, miniaturas, poesia sonora, gravações de campo... desde que sejam e/ou reflictam o que é e o que pode ser a rádio. Privilegiamos obras originais, intervenções
urbanas, streaming ou directos do estúdio da Rádio Zero. Duração: 28 ou 57 minutos. Para outros formatos envie email.
http://radialx.radiozero.pt/
RADIALX 08
O RadiaLx é um festival internacional de Arte Rádio que se realiza em Lisboa, entre 20 e 28 de Setembro, reunindo um conjunto internacional de artistas, produtores e agentes culturais.
Com debates, workshops, seminários, transmissões, performances e uma instalação, o Festival RadiaLx expande e aprofunda ideias em torno da rádio enquanto ferramenta social e meio de resistência criativa contra o espectáculo retiniano que nos rodeia.
Sob o mote "novas e esquecidas formas de fazer rádio", o festival vai promover durante 10 dias uma apresentação de práticas artísticas que exploram a ideia de localidade e a re-apropriação do espaço público, de que a rádio e o espaço electromagnético são parte integrante.
Radialx foca-se em modos de produção e difusão que reflictam a transformação nas práticas artísticas e culturais resultantes da apropriação e utilização de tecnologias de comunicação. E proporciona pela primeira vez em Portugal a redescoberta e o reencontro com a Rádio, enquanto espaço aberto para a interactividade e para a experimentação colaborativas.
Festival Radialx 2008 ~ - Lisboa ~ Portugal http://radialx.radiozero.pt/http://www.radiozero.pt/ + http://www.sirr-ecords.com/ + http://www.radia.fm/
http://radialx.radiozero.pt/
+ ---
http://www.sirr-ecords.com/
www.myspace.com/sirrlabel