quarta-feira, abril 30, 2008

Theremin na Guarda


Pamelia Kurstin é uma das mais notáveis e reconhecidas executantes de theremin a nível mundial (theremin é um instrumento electrónico que produz sons com o movimento das mãos, não necessitando de contacto físico). Tocou e gravou com artistas prestigiados como David Byrne, Béla Fleck and the Flecktones, Ulver ou Jim Thirlwell (Foetus). A norte-americana sobe ao Palco do Grande Auditório, este Sábado, dia 3 de Maio, para um espectáculo único em Portugal.
Pamelia Kurstin iniciou os seus estudos musicais aos seis anos, começando pelo piano, chegando a tocar violino, viola e violoncelo, até se dedicar ao contrabaixo e baixo eléctrico (o estudo destes instrumentos, em especial na área do jazz, levou-a mesmo a adaptar a técnica do "walking bass" ao theremin).
Pamelia Kusrtin começou a dedicar-se ao theremin em 1997, fazendo a sua estreia em 1999 na editora de David Byrne, a Luaka Bop, com o duo Geggy Tah, e gravou, um ano mais tarde, "Gymnopedie" com o duo de teclados e theremin intitulado The Kurstins.
Nos últimos anos tem tocado com vários músicos como Sebastien Tellier, Otto Lechner, Ben Perowski (Chris Speed Unit) ou Yuri Lemeschev (Gogol Bordello), e tem actuado com regularidade com a banda Barbez, com a qual gravou "Insignificance" (Important Records) e "Force of Light" (Tzadik). A par das suas colaborações, desenvolveu também uma carreira a solo, com a sua Theremin Orchestra (gravando um episódio especial para a CNN), editando o seu primeiro álbum a solo, "Thinking out loud", editado em 2007 pela Tzadik, editora de John Zorn.
Pamelia actuou já em alguns dos mais prestigiados palcos mundiais como o Royal Albert Hall, Lincoln Center, Metropolitan Museum of Art, Tonic ou CBGB´s. Foi também convidada para o programa Saturday Night Live e foi uma das protagonistas do documentário "Moog", sobre o lendário Bob Moog.

Próximo sábado, no Teatro Municipal da Guarda, às 21.30 horas

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial