segunda-feira, abril 02, 2007

Xamanismo 2

A Jornada Xamânica
Ao Mundo dos Espíritos

Workshop ministrada por Gilberto de Lascariz


Quinta dos Lobos, Sintra14 e 15 de Abril - Sáb. / Dom.
Inscrições Limitadas
Gilberto de Lascariz estudou xamanismo com Paul Uccusic da Foundation for Shamanic Studies e Jonathan Horwitz do Scandinavian Center For Shamanic Studies. Traduziu e prefaciou o livro “Os Xamãs da Sibéria” de Ronald Huton (1999). Foi mentor de várias workshops sobre Xamanismo no Projecto Karnayna.

Este é o curso básico para a formação de um xamã. A sua ênfase está na jornada visionária ao Mundo dos Espíritos. Os participantes aprenderão a fazer a Viagem aos Três Mundos Suprasensíveis, o Mundo Inferior, Mundo Médio e Mundo Superior, e os métodos de dançar, cantar e tocar tambor para provocar uma ruptura da sua consciência racional e utilitária e com o seu Duplo atravessar o limbo dos mundos. A tradição visionária europeia chamava a estes xamãs de Hedge-Rider, isto é, «Cavaleiro dos Limbos», tratando-se de uma expressão correlata de outras usadas tradicionalmente nos países de orgiem anglo-saxónica para Hedgewitch, Myrk-Riders e Gandreidh, referindo-se a praticantes de uma forma de xamanismo mágico-religioso onde predomina uma filosofia do Limbo Mágico.
Não sendo uma lista exaustiva, eis alguns dos temas tratados:
1. A diversidade regional do xamanismo europeu e as suas origens pré-históricas, a sua sobrevivência no xamanismo germânico (Seidr), eslavo do sul (Taltos), corso (Mazzeru) e céltico (Fairy)e o significado das viagens visionárias dos hereges como os Benandanti ou das Volvas, as mulheres-oráculo nórdicas.
2. A Estrutura Tripla do Cosmo segundo o Xamanismo e suas implicações na cosmologia e ascese xamânica. Os Três Reinos de Annwn, Abred e Gwynfyd.
3. O Corpo e o seu Duplo. Os Estados Alterados de Consciência Xamânica e o Mapa da Alma no trabalho xamânico.
4. A Jornada Xamânica a outras dimensões do cosmos pelos processos tradicionais de sobre-estimulação sensorial do tambor, fazendo o seu contacto com Elfhame ou Annwn, o Sub-Mundo. A descoberta do Fetch, o Espírito Guia Animal, e seu Mestre de Poder.
5. Os Ancestrais e o Sub-Mundo de Elfhame.
6. O Xamã Psicopompo e o Mito Extático da Viagem na Barca dos Mortos e o seu significado operativo no Xamanismo.
7. O Tambor e o Chocalho. Aprenderá a fazer a sua maraca e a decorá-la segundo as regras inspiradas do seu Espírito Guia. Vivificação ritual do Tambor Xamânico.
8. A busca da Canção de Poder e a Dança e dos Espíritos.
9. O Paraíso Terrestre, o Mundo Médio de Abred e os Centros Sagrados de Poder. As Cerimónias de Alinhamento Xamânico.
10. A recuperação da “Alma Perdida” e expedição visionária com fins de cura e adivinhação.
11. A Ascensão a Chimeri ou Gwynfyd, o Mundo Superior, e o contacto com o Mestre da Sabedoria.
12. O Desmembramento do Xamã. A sua prática e finalidade.

NOTA: Cada estudante deverá trazer uma Maraca ou Tambor (de qualquer tipo) para o seu trabalho xamânico.
Informações e Inscrições*:
Envie-nos o seu nome, nº de telefone/telemóvel e email, para o email: eventosculturais@zefiro.pt Para mais informações contacte-nos: 914 844 923
Local: Quinta dos Lobos, Sintra - Ver Mapa - Caminho dos Frades (a 500 m da Quinta da Regaleira) - www.portugraal.org/quintadoslobosPreço: 80 € **Horário: Das 10h às 19h no Sábado e das 10h às 18h no Domingo. (com intervalo de 90 minutos para almoço***)
NOTA: Para o melhor cumprimento dos horários, aconselha-se aos participantes no workshop a refeição vegetariana nas instalações da Quinta dos Lobos. O preço é de 10 €***.
* As inscrições são limitadas.** Solicitamos que o pagamento seja efectuado (em dinheiro ou cheque) no final da tarde de Sábado, de forma a não perturbar o workhop.*** As despesas de almoço não estão incluídas.