segunda-feira, janeiro 29, 2007

Exposição de Fernando Aguiar


"PELOS CONTORNOS DA LUZ"
FERNANDO AGUIAR
CENTRO CULTURAL RAIANO
Idanha - a - Nova
Inauguração no dia 2 de Fevereiro pelas 17.00 horas

“PELOS CONTORNOS DA LUZ” é uma exposição que integra obras de fotografia, instalações, vídeos, um poema esculpido em granito
e um projecto de Land-Art a ser realizado durante o período da exposição.
O conjunto das 47 fotografias de fachadas de lojas no centro de "Montes Claros", no Brasil, repletas de palavras e de frases curtas, reflectem uma estética muito característica daquela região mineira de onde emerge uma curiosa visualidade poética.
“TGV LIGHT” e o “SONETO DO TGV LIGHT” são instalações que fazem referência a uma questão que tem sido largamente discutida,
e representa metaforicamente uma outra leitura deste assunto que está longe de ser consensual.
A outra Instalação, “FAZER PELA VIDA”, aborda uma problemática mais social, numa altura em que o emprego ganha contornos cada vez mais precários e imprevisíveis.
Realizados nos últimos 2 anos, os vídeos recriam a prática da performance poética à qual o autor se tem dedicado desde o início dos anos 80.
O “SONETO ECOLÓGICO II”, a ser concretizado durante a exposição, é uma obra de Land-Art que terá cerca de 50 x 18 metros.
É um poema sobre a natureza “escrito” com elementos da própria natureza: as árvores.
Trata-se de uma instalação ambiental constituída por 70 árvores organizadas por 14 filas com 5 árvores cada uma, que correspondem aos 14 versos da estrutura do soneto, distribuídas por duas quadras e por dois tercetos.
É um soneto vivo, que respira e que se vai modificando visualmente porque está em permanente crescimento e transformação.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial